O 1º passo é DEFINIR O ASSUNTO. Para que seu blog atraia cada vez mais público, é importante definir qual público você pretende atingir. Uma vez definido o público, é necessário identificar a fonte de informações disponível para esse grupo, o que nos proporcionará diversas fontes para criação de conteúdo.

Quando o assunto do seu blog estiver definido, partimos para a prática. O primeiro passo é fazer uma pesquisa na ferramenta que, sem dúvida alguma, é a mais utilizada na internet para buscar informações: o Google. Embora existam outras formas de encontrar informações, como seguir páginas no Facebook, perfis do Instagram, uma conta no Pinterest e várias outras redes sociais, o Google é geralmente a primeira escolha para aqueles que buscam novas informações sobre um determinado assunto.

Para criar publicações para o seu blog, é fundamental obter informações e, como a maioria dos usuários da internet, faremos uma busca no Google.

Vamos para o 2º passo, que é CRIAR REFERÊNCIAS. Busque no google.com sobre o assunto que você deseja criar postagens para o seu blog.

Clique com o botão direito no link de cada página exibida no Google e abra em uma nova janela.

Leia a postagem do site ou blog que você encontrou e verifique se o assunto é relevante de acordo com o que você pretende produzir. Se for relevante, salve essa página nos seus favoritos e crie uma nova pasta de favoritos para manter as informações organizadas. Dessa forma, quando for criar novas postagens no seu blog, terá fácil acesso às suas referências.

Deixe a opção “Exibir barra de favoritos” ativada para que seus favoritos sejam exibidos em todas as janelas do navegador.

Para criar a nova pasta na barra de favoritos, abra uma nova guia no seu navegador e clique em “Adicionar pasta”.

Feito isso, dê um nome à pasta, como “Referências”, e comece a favoritar os conteúdos das páginas com informações relevantes.

Essa será a nossa principal fonte de conteúdo para o blog, pois é a mais atrativa para pessoas interessadas em buscar esse tipo de formato. No entanto, também podemos usar outras ferramentas, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, para salvar informações para a criação do nosso conteúdo.

Agora que temos uma lista de referências, podemos começar a criar nosso conteúdo.

O 3º passo é onde iniciamos a criação do nosso conteúdo: DEFINIR UM ROTEIRO para a publicação. Para isso, anote palavras-chave relacionadas ao assunto, crie tópicos sobre o tema e reescreva o conteúdo das suas referências para cada tópico. Dessa forma, você vai começar a estruturar uma postagem no seu blog.

Lembre-se de que sua história deve ter início, meio e fim para ser atraente. Isso garante que o leitor fique interessado na dinâmica do conteúdo. Você pode começar a escrever as postagens diretamente no seu blog ou usar o Word para isso. Independentemente de começar ou não no Word, é importante que seu texto passe por ele, pois, em primeiro lugar, após terminar de escrever o texto, precisamos VERIFICAR SE A ESCRITA ESTÁ CORRETA, e o Word nos ajudará muito nessa tarefa.

Após terminar de escrever seu texto, revise as informações de escrita e veja se estão corretas. Se você tiver começado a escrever sua postagem no blog, copie e cole seu texto no Word e selecione para colar somente o texto.

Ao reconhecer um erro de ortografia, o Word automaticamente irá destacar a palavra com uma linha ondulada embaixo dela. Para corrigi-la, clique com o botão direito do mouse em cima da palavra e o Word irá lhe oferecer uma sugestão da palavra correta, clique nela para alterar.

Caso você não tenha o Word instalado no seu computador, você pode utilizar a versão Web no seu navegador através do link https://office.live.com/start/Word.aspx?omkt=pt-BR.

Para utilizar, basta fazer login com uma conta da Microsoft, como @outlook.com, @hotmail.com, @live.com.

Depois de verificar a escrita do nosso texto, precisamos tornar nossa postagem interessante. Para isso, vamos usar a chave da comunicação: IMAGENS. Se você só colocar texto na sua publicação, é provável que ela se torne entediante. As imagens servem para dar vida ao seu conteúdo e facilitar o entendimento do leitor, pois, como dizem, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Lembre-se de utilizar imagens que se relacionem ao seu conteúdo, evitando colocar imagens desconectadas do texto, o que poderia criar desconforto ao leitor em vez de auxiliá-lo.

Além das imagens, outro recurso que podemos utilizar para atrair a atenção do leitor, como você já deve ter notado nesta publicação, são os DESTAQUES NO TEXTO. Os destaques servem para chamar a atenção do leitor para os pontos-chave do texto, deixando claro qual é o objetivo daquela parte do conteúdo que o leitor está consumindo. Isso ajuda o leitor a lembrar constantemente do que está sendo abordado e a concentrar-se melhor no assunto.

Para finalizar, ao longo das construções de postagens, você pode utilizar o recurso de CHAMADA PARA OUTROS POSTS. Essa tática ajuda o leitor a encontrar mais conteúdo relevante para ele. Como estamos falando de criação de conteúdo para blogs, é provável que a pessoa que está lendo tenha interesse em mais assuntos relacionados a este tema. Então, sempre que estiver construindo um novo conteúdo, tenha em mente os conteúdos que você já criou, pois isso irá ajudá-lo na construção dos próximos.

Por exemplo, aqui no nosso blog temos uma postagem que ensina COMO CRIAR UM BLOG GRATUITO. Além dessa postagem ter me ajudado a criar esse conteúdo aqui, ela também é uma forma de conectar uma publicação a outra, fazendo com que o leitor navegue mais pelo meu blog, aumentando a minha audiência e oferecendo conteúdo relevante para ele.

E, por fim, depois de tudo isso, a última coisa que devemos fazer é um BACKUP DO CONTEÚDO que criamos. Dessa forma, evitamos perder nossas informações, e esse passo será

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *